Clipart

Tipos de farmácias

Diversos são os tipos de farmácia em funcionamento no mercado. A diferença entre cada uma tem relação como o tipo de medicamento que é manipulado ou comercializado. Os medicamentos vendidos em farmácias podem ser de origem vegetal ou química. Também varia a função dos fármacos, podendo ser cosmética, homeopática, suplemento alimentar (usado na medicina ortomolecular), entre outras.

Conheça alguns dos tipos de farmácia existentes:

Farmácia de Manipulação: Neste estabelecimento são comercializados medicamentos manipulados, ou seja, preparados em laboratório, por profissional habilitado. Entretanto, para que o medicamento manipulado seja produzido é indispensável a apresentação de uma receita médica. A partir da prescrição médica, a farmácia de manipulação prepara uma fórmula específica, com a dose e quantidades exatas para cada cliente. A farmácia de manipulação se diferencia dos demais tipos por fornecer produtos específicos para seus clientes, além de oferecer um atendimento de qualidade e atencioso e funcionários qualificados.

Alguns requisitos são necessários para que uma farmácia de manipulação funcione, como, por exemplo:

  • Legalização em órgãos competentes.
  • Licença de funcionamento fornecida pelo Conselho de Farmácia e pela Vigilância Sanitária.
  • Cumprimento das exigências de legislações específicas do setor.
  • Presença de pelo menos um farmacêutico em período integral.

Farmácia de Fitoterapia: Nesta farmácia são comercializados medicamentos cuja base de preparação são as plantas. Os componentes utilizados na preparação de fitoterápicos podem ser folhas, caules, raízes, flores e sementes de plantas que apresentem efeito farmacológico comprovado. Apesar dos benefícios gerados pelas plantas medicinais, é necessário cuidado no momento da preparação destes medicamentos. Deve-se verificar a qualidade da planta utilizada, bem como a presença das substâncias curativas. Sem o devido controle de qualidade, o medicamento pode representar um perigo ao usuário, por conta de efeitos tóxicos (contaminação por microorganismos ou agrotóxicos).

Farmácia de Homeopatia: A homeopatia busca tratar o paciente de uma forma geral, não tratando apenas de uma doença específica. O princípio desta prática consiste em reequilibrar o organismo humano, uma vez que o surgimento de doenças indica um desequilíbrio. A homeopatia trata tanto doenças fisiológicas (problemas gastrointestinais, ginecológicos, dermatológicos e respiratórios) quanto problemas emocionais. Entretanto, não é aconselhável que pacientes com doenças mais graves, como câncer e AIDS, abandonem o tratamento tradicional.

Farmácia Hospitalar: Os hospitais, sejam da rede pública ou da rede privada, possuem farmácias para fornecimento gratuito de medicamentos industrializados aos pacientes ali atendidos. Ao contrário dos demais tipos de farmácia, as hospitalares não necessitam de autorização para funcionar, uma vez que não comercializam os medicamentos.